quinta-feira, 14 de junho de 2012

Exame de Língua Portuguesa 6º ano (2012)

No próximo dia 19 de junho, realizar-se-á o exame nacional de língua portuguesa do 6º ano. Deixo-vos aqui algumas recomendações:

1. Antes de sair de casa, com a devida antecedência (a chamada realiza-se às 8h45), verifica se tens todo o material necessário: 2 canetas, 1 lápis, 1 borracha, a cabeça no lugar, ... :)

2. Muito importante: Não te esqueças de desligar o teu telemóvel e deixá-lo junto dos professores vigilantes ou de um funcionário. A posse de qualquer aparelho de comunicação determina a anulação da prova.

3. Ouvir com muita atenção todas as indicações/informações dos professores vigilantes, respeitando escrupulosamente todas as regras definidas. 

4. Preencher com muito cuidado o cabeçalho da prova.

5. Ler com muita atenção o conteúdo inicial da prova, nomeadamente as instruções relativas à realização do exame.

6. Ler com muita atenção os textos (pelo menos 2 vezes) e os enunciados, sublinhando as palavras-chave.

7. Construir mentalmente ou no rascunho a resposta, antes de começar a escrever.

8. Verificar a correção da resposta (conteúdo e forma) relendo-a e confirmando a informação no texto.

9. Controlar o tempo de realização dos exercícios e da prova. Não percas tempo com exercícios que não saibas resolver, deixa-os para o fim, se tiveres tempo.

10. Concluída a prova, não te esqueças de voltar a ler o que escreveste, principalmente o texto da 3ª parte (Expressão Escrita), verificando possíveis erros ortográficos, pontuação e sintaxe.

11. Último conselho: Concentração, organização e confiança, pois tens todos os conteúdos registados na tua memória. Procura!


Recordo-vos que as provas de aferição (de 2001 a 2010) e respetivos critérios de classificação se encontram disponíveis na página electrónica do GAVE (Gabinete de Avaliação Educacional):

GAVE: Banco de Itens: Exames & Provas
http://bi.gave.min-edu.pt/exames/exames/provas/260/?listProvas