segunda-feira, 22 de novembro de 2010

"Jorinda e Joringuel", um conto dos irmãos Grimm

A proposito das três partes da estrutura da narrativa, foi apresentada a introdução do conto "Jorinda e Joringuel" dos irmãos Grimm. Foi proposto aos alunos das turmas B e D do 5º ano que dessem continuidade ao conto elaborando o desenvolvimento e a conclusão.
Deixo-vos aqui a introdução:
Jorinda e Joringuel

No meio de uma densa floresta houve, uma vez, um castelo antigo onde morava, sozinha, uma velha que era uma temível bruxa. De dia, transformava-se em gata ou em coruja e, de noite, retomava regularmente forma humana. Com as suas artes mágicas, atraía animais selvagens e pássaros que depois matava e cozinhava para comer.
Ai de quem se aproximasse do castelo! Num raio de mil passos a toda a volta, a floresta estava embruxada. Quem, distraidamente, ali penetrasse ficaria mudo e quedo, sem se poder mexer, até que a bruxa o quisesse vir libertar. E, se fosse uma rapariga, pior: a bruxa transformava-a em pássaro, fechava-a numa gaiola e levava-a para uma sala dos castelo, onde havia já mais de sete mil destas aves.
Ora havia naquele tempo uma linda rapariga chamada Jorinda que amava ternamente um gentil rapaz chamado Joringuel. Estavam noivos e pouco faltava para o dia do casamento.

(...)

Sem comentários:

Enviar um comentário