segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Rumo ao Futuro


Da leitura e interpretação dos textos “O Semáforo Azul” e “O Passeio Rolante”, da autoria de Gianni Rodari, alguns alunos produziram textos que retratam as suas terras ou a escola no futuro.

O RÔBO FAZ-TUDO
Nas Alhadas, no concelho do FIGUEIRA DA FOZ , inventaram um Robô Faz Tudo. Ele faz, auxílio os velhinhos a passar a rua, ajuda o padre a dar missa, faz massagens e taxita , ele e musico  resumindo ele faz tudo.                                                  
Foram abolidos os taxitas os professores os médicos o padre e o coveiro , os padeiros os músicos os barbeiras as empregadas, os carteiros , as pessoas que recolhem lixo , os pedreiros ,os agricultores e o  rancho e o Primeiro – Ministro de Portugal. 
Mas ninguém substitui o homem.  
João Matias, 6ºB


A ESCOLA DO FUTURO
Na escola E.B.2,3 Pintor Mário Augusto, nas Alhadas inventaram robôs para executar mais rapidamente as tarefas das funcionárias, mais propriamente, na cantina e bar. Substituíram-se as escadas, por rampas rolantes com mais fácil acesso às salas de aula. Inventaram-se umas mochilas com rodas e mais resistentes, para poder suportar o peso dos livros com maior facilidade e não massacrar as costas dos alunos e professores.
Estes inventos vão fazer com que a nossa escola seja a melhor do futuro.  
Inês Alves, 6ºB

OS CAMPOS DE ARROZ DA MINHA TERRA, NO FUTURO
Os campos de arroz da minha terra, no futuro irão ser diferentes, do que são hoje em dia.
Os tratores irão trabalhar a energia solar.
O arroz irá crescer normalmente, sem adubos, nem remédios para matar os pesticidas do arroz.
Existirá uma máquina para arrancar as ervas daninhas, que também trabalhará a energia solar.
A água que vem do rio para o arroz irá ser brilhante e azul para que cresça bem e saudável.
Também existirá uma máquina que diga quando é que o arroz está bom para apanhar.
Quando já estiver apanhado, irá para um sítio fora do planeta terra. Irá para um planeta cheio de magia e emoção onde existirão fadas mágicas que cuidarão bem dele.
Depois, volta à terra dentro de um jato motorizado que o levará para uma fábrica, que não poluí o ambiente, onde será embalado e vendido para todo mundo.
E todas as pessoas o vão poder saborear.
E o dinheiro que ganharmos irá ser para fazer obras necessárias na minha terra, mas também irá para as instituições de todo o mundo.
Francisca Silva, 6ºD

A SALA VIRTUAL
 
Na escola E.B. 2,3 Pintor Mário Augusto, nas Alhadas, inventaram uma sala virtual interativa, onde as matérias são projectadas a três dimensões. Os alunos podem estudar as diversas matérias de forma mais divertida e motivante, estudar o sistema solar como se estivessem no espaço, viajar dentro do corpo humano ou numa floresta tropical. Podem escrever frases ou realizar cálculos com letras e números que vagueiam pela sala. 
É como ter o mundo nas mãos. 

Diogo Palaio, 6ºB (adaptado)

Sem comentários:

Enviar um comentário